Vamos entender pra comprar melhor?
O fabricante produz e vende ao atacadista que tem a função de vender ao varejista.
Por que a fábrica não vende direto ao varejo?
Simples. O atacadista, por vezes, é responsável pelo acondicionamento do produto. Geralmente, essas operações ocorrem entre empresas de uma holding (empresas de um mesmo grupo).
Imagine uma indústria de cosméticos que produz e envia os produtos para que o atacadista embale em lotes.
Essa mesma empresa se encarrega de vender aos varejistas.
Os estabelecimentos atacadistas também possuem depósitos para que a operação de redistribuição aconteça ao varejo.
Atacadistas costumam se estabelecer em endereços mais afastados em vias de acesso à outras cidades, enquanto os varejistas estão situados dentro dos bairros, próximos das residências.
Um atacadista também pode ser uma empresa que apenas compra os produtos de empresas terceiras e os revenda sem, necessariamente, pertencer a um grupo de empresas.
Grandes grupos de varejo também criam suas centrais de distribuição (CD) com o objetivo de centralizar as compras e distribuir para as filiais. Nesses casos, não há vendas para terceiros. Há apenas distribuição. A atividade do CD é de atacadista.
A função básica do atacado é intermediar o comércio entre o fabricante e o varejista.
Diferença de preços
Com relação ao preço praticado pelo atacadista, este será um pouco menor que o praticado pelo varejista para que este último possa agregar sua margem de lucro.
Importante ressaltar que atacadistas não tem permissão legal para vender a consumidores finais, uma vez que vendem com a finalidade de revenda e não para consumo próprio.
E os atacarejos?
É muito comum em nosso bairro encontrarmos uma distribuidora de bebidas, de gás liquefeito…
Do ponto de vista legal, se esses estabelecimentos atendem exclusivamente a consumidores, exercem a função de varejistas e se realizam as duas atividades, qual seja, atacarejo, praticam preços distintos e atendem a públicos distintos.
Como distinguir as vendas a consumidores ou a revendedores?
O tipo de operação a ser informada na nota fiscal distingue a destinação da venda.
Conclusão
Planeje a quem sua empresa vai atender. A atividade exercida pela empresa é constantemente monitorada pelos órgãos de fiscalização em razão da nota fiscal eletrônica e, obviamente deve ser planeja.
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Este texto foi escrito por Sueli Angarita.
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