fbpx

Conhecimento como ferramenta para o lucro do varejo

Inscreva-se em nossa newsletter

Compartilhe este artigo.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tempos de quarentena são momentos propícios para refazer a rota. Isto porque os pequenos varejistas ainda têm muitas dúvidas sobre conceitos relevantes para a lucratividade da empresa.

Faturamento vs Lucro

Esta dúvida provoca muitos prejuízos ao comércio uma vez que, sendo o lucro a parcela do preço que excede ao total dos gastos, sempre que o empresário confunde esses conceitos, gasta o montante que entra no caixa é que apenas repõe os custos da comercialização sempre que a empresa não tem lucro.

Margem Média vs Margem por Produto

Tenho visto precificação totalmente equivocada quando o assunto é margem.
O pequeno lojista atribui uma única margem sobre todo o mix sem observar variação de preço de compra, carga tributária e margem utilizada pelo mercado, observando a performance do produto.
O resultado é preço inadequado com a realidade da loja.

Ponto de Equilíbrio – PE

O PE deve ser calculado para que o empresário possa ter noção do faturamento mínimo para que consiga suportar os gastos do negócio.

O faturamento mínimo é ponto de partida para o lucro.

Margem Média Loja vs Regime de Tributação

A consolidação das margens individuais do mix de produtos permite uma visão mais abrangente da margem média da loja.
Quando o lojista segue esse passo a passo, em matéria de controle, ele torna eficiente a gestão tributária já que muitos varejistas arcam com uma carga de tributos, por vezes, superior à realidade da loja.

Minhas considerações

1) procure entender conceitos dos quais você tem dúvida;
3) identifique os pontos frágeis da loja, identificando suas causas e seus desdobramentos e
4) antes de olhar para situações externas, volte seu olhar para a gestão.

Conclusão

1) mais que vender, a loja precisa lucrar;
2) você precisa definir margem por produto;
3) sem saber qual o faturamento mínimo, a loja não tem parâmetro para lucrar.
4) controles são a base de toda decisão.

Baixe o E-book Varejo Rentável

Receba nossas atualizações de conteúdo

Mais artigos para ler...

gestaodeestoque
Sueli Angarita

A importância do CMV na gestão financeira

Entender o CMV e essencial para a gestao financeira da loja. Conceito financeiro do CMV? O Custo da Mercadoria Vendida – CMV representa quanto custou

Operações de abate de gado pelos supermercados
varejo
Sueli Angarita

Supermercado: abate de gado

EQUIPARAÇÃO A ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL Caracteriza-se como fato gerador do IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados “… a saída do estabelecimento industrial diretamente para estabelecimento da

O que trava os resultados do seu supermercado?

Como podemos ajudá-los?

Siga-nos

© Varejo Simplificado - CNPJ: 07.315.647.0001/51 - Todos os direitos reservados