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Supermercado: cadastro de produtos

Estoque Supermercado: como perder dinheiro com o cadastro

Características do mix de um supermercado

O mix de um supermercado é marcado pela diversidade.

São dezenas de categorias de produtos organizados por itens que variam por tamanho, peso, volume e cor.

Do ponto de vista tributário, essa variação aumenta considerando não apenas a classificação fiscal do produto ou NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul até tamanho, peso, volume ou estado de conservação (natural ou industrializado).

Tantas regras exigem do supermercadista atenção redobrada sob alguns aspectos.

Regime de Tributação vs Cadastro de Produtos

1) Simples Nacional
Quando a empresa opta pelo Simples Nacional, a carga tributária será calculada sobre o faturamento.

Basicamente, todo estoque adquirido mantém no custo os tributos agregados no preço de compra. Quando revende a mercadoria, não há destaque do imposto no cupom fiscal. 

2) Lucro Real
Supermercados optantes do Lucro Real recolhem os tributos sobre o lucro quando suas receitas superam seus gastos. É o caso da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.
Relativo aos tributos sobre o faturamento, como é o caso do ICMS e do PIS e da COFINS, estes tributos são separados do custo de aquisição quando a nota é contabilizada pelo ERP. No momento da venda, há uma compensação dos valores calculados naquelas operações com os valores segregados da compra.

Observando o regime se tributação da loja, o cadastro fiscal do produto tem que estar alinhado não só com o regime de tributação da empresa, mas também com a forma como o produto é tributado.

Regra Fiscal vs ERP

Em muitos casos, o supermercadista cadastra o produto sem descrição adequada.

A descrição do produto é uma exigência legal.

Essa prática dificulta a análise da Curva ABC, inviabiliza a gestão de compras, distorce o custo de comercialização, além de interferir na margem.

Cadastro Fiscal vs Pagamento de Tributos

Quando a configuração do cadastro de itens não condiz com os parâmetros fiscais definidos na legislação tributária, a empresa corre dois tipos de risco:

1) Recolher tributo maior que o devido e provocar quebra do caixa ou

2) Recolher tributo menor que o devido e correr o risco iminente de autuação fiscal.

Custo Efetivo vs Preço de Venda

Entenda por custo efetivo o valor de compra devidamente subtraído pelos tributos compensados ou não, com base no regime de tributação da empresa.

Quando o custo efetivo está distorcido pra mais, o preço de venda será maior do que o recomendado.

No supermercado tributado pelo lucro real, tanto o ICMS quanto o PIS e a COFINS são segregados do custo de aquisição para que sejam compensados do valor devido na venda.

Impactos no Preço de Venda

Muitos supermercadistas reclamam que não vêem o dinheiro no caixa.
Como tudo começa com o estoque, se o custo de aquisição não for devidamente calculado, o preço de venda será irreal de acordo com a realidade da loja.

Talvez você queira assistir o vídeo. Gestão de Estoque: como perder dinheiro com o cadastro de produtos

Como Enfrentar a Concorrência?

A concorrência tem uma realidade financeira diferente de outro supermercado. Por isso, é indispensável que o preço seja calculado de forma correta. Assim, o gestor terá visão clara das estratégias a serem adotadas para que possa melhorar os resultados da loja.

Em todas as análises que fiz de clientes, mesmo quando a concorrência é maior tamanho, faturamento e marca, muitas vezes, o preço ideal da loja ainda era menor do que o concorrente. Bastava o gestor terá uma visão clara da situação.

Minhas Considerações

1) Regra fiscal é vital no cadastro de produtos e
2) Visão clara da realidade financeira faz toda diferença.

Conclusão

Desinformação gera perda porque tudo começa com a gestão do custo do estoque. 

Este texto foi escrito por Sueli Angarita.

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