Causas de Perdas do Estoque
1. Manuseio
Quando os colaboradores não são orientados sobre o manuseio das mercadorias, o índice de perdas por quebra pode ser considerado.
A forma como são repostos na gôndola também podem levar à perdas por manuseio indevidos dos clientes.
Ação Recomendada: criação de Processos para o repositor e os funcionários do caixa sobre os manuseios nas áreas do estoque, recebimento, prateleiras, frigoríficos e check-out.
2. Validade Vencida/Perecimenfo
Quando não há controle rígido do giro do estoque, pode acontecer de alguns produtos, especialmente os perecíveis, perderem a validade.
Ação Recomendada: geração de relatórios e realização de controle gerencial das datas de validade.
Orientar os funcionários envolvidos com a reposição dos respectivos setores.
Literalmente, os itens mais antigos devem ser os primeiros a sair, observando a menor validade.
3. Furto
Comumente o estoque é subtraído na loja, especialmente quando não há medidas que impeçam essas ações.
Ação Recomendada: instalação de Câmeras da Circuito Fechado e Rotinas de Vigilância são ações que visam reduzir as perdas por furto.
4. Causas Fenomenológicas
As variações do clima são intempéries sem controle humano. Entretanto, quando o supermercadista não observa as condições climáticas no armazenamento do estoque, o risco de perdas, em caso de enchente, por exemplo, é muito grande.
Ação Recomendada: observar as instalações e suas adequações de temperatura ideal, segurança em caso de tempestades…
5. Perdas no Recebimento
O recebimento de mercadorias sem condição de venda ou mesmo com validade muito curta gera perdas financeiras previsíveis.
Ação Recomendada: criação de processos de conferência antes da contabilização da nota fiscal.
Consequências da Falta de Registro de Perdas
1. Distorção do Custo
A falta de registro das perdas distorce o custo de aquisição uma vez que o sistema não identifica tais saídas. Portanto, não recalcular o preço médio.
Ação Recomendada: emitir nota fiscal para esse fim com o CFOP 5.927/6.927.
2. Estorno de Tributos
O ICMS e PIS e a COFINS, segregados do preço de compra levam à autuação fiscal
Ação Recomendada: controlar as perdas e informar ao setor de contabilidade/fiscal.
3. Aumento do Custo pela ST
A Substituição Tributária do ICMS, paga por uma venda presumida e não realizada, não ressarcida, aumenta o custo do produto.
Ação Recomendada: emitir nota fiscal para o fornecedor relativa à quantidade perdida.
4. Redução do Lucro
Perdas do estoque são custos que reduzem o lucro. Quando não contabilizadas superavaliam o estoque e prejudicam não só a precificação como os tributos a pagar.
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Ação Recomendada: emitir nota fiscal para esse fim. A confiabilidade fará o lançamento contábil de forma integrada através do ERP.
5. Ruptura
Rupturas são grandes causas de queda de lucratividade da loja.
6. Divergências Sistema vs Quantidade Física
Tais divergências distorcem toda a operação financeira da loja porque mascara os resultados.
Ação Recomendada: realizar inventários periódicos para corrigir divergências.
Perdas Perante a Fiscalização
Quando há divergências entre o estoque físico e o contábil, a fiscalização entende que houve venda sem registro. A forma mais comum de autuação, nesses casos, é omissão de faturamento.
Argumentos da Fiscalização
Sempre que uma exigência legal não é cumprida, o fato é enquadrado em um dos motivos definidos na lei. São exemplos:
As autuações compreendem o valor do tributo devido agregado à muita de ofício que pode variar de 100 a 150% do valor não recolhido.
Tais penalidades são aplicadas com base na capitulação do fato atribuída pela fiscalização. Em outras palavras, a forma como a infração é interpretada refletirá diretamente na multa.
Estatística das Perdas no Varejo
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS identificou que, no de 2019, o percentual de perdas nas lojas de vizinhança correspondeu a 2,16% do faturamento.
Desse percentual, 56,5% não tiveram as causas identificadas.
Já os supermercados 2,11% do faturamento, sendo que perdas não identificadas representaram 49,8%.
Os hipermercados perderam 2,54% do faturamento e não identificaram as causas em 40,9%.
As lojas de conveniência perderam 2,15% do faturamento e não identificaram as causas em 56,5% dos casos.
Minhas Considerações
Os números falam por si. 2% de um faturamento mensal de R$100 mil representa R$2000. Esse valor multiplicado por 12 gera prejuízo no caixa na ordem de R$12 mil ao ano.
Se não houver registro, o prejuízo ainda é maior pelos motivos expostos neste artigo.
Conclusão
1. Os controles de perdas são essenciais associados à práticas de prevenção;
2. As causas não identificadas dificultam ações para combater esses tipos de prejuízos e
3. Corroem o preço de venda e o lucro.
Este texto foi escrito por Sueli Angarita.